O melhor site para reservar hotel: Booking.com , Hotéis.com ou Airbnb?
Fala Viajantes,
No post de hoje, trago uma análise detalhada dos principais aplicativos de hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb, para ajudar você a definir qual o melhor site para reservar hotel.
Esses três são, atualmente, as maiores plataformas de reservas, mas cada uma tem suas particularidades. Vamos conferir as vantagens e desvantagens de cada uma delas para que você possa escolher a melhor opção para a sua próxima viagem.
Booking.com e Hoteis.com
Pontos Positivos:
- Ambos são os maiores sites de reservas de hotéis atualmente.
- São plataformas confiáveis.
- No Reclame Aqui, site onde podemos analisar a reputação das empresas, o Booking.com tem uma taxa abaixo de 50% das reclamações respondidas e com 25% das reclamações resultando em estorno de valor.
- Já o Hoteis.com possui uma nota de 7,5 em 10, indicando um bom índice de resolução de problemas.
- As reclamações geralmente estão mais relacionadas aos hotéis em si do que às próprias plataformas (estrutura, forma de pagamento, etc). É sempre importante verificar todos os detalhes da reserva, como o que está incluído, formas de pagamento, depósito, check-in e check-out.
Pontos Negativos:
- Atendimento ao cliente: ambas as plataformas o contato é por e-mail e na maioria dos casos passam o atendimento para responsabilidade do hotel.
- Hoteis.com utiliza agentes virtuais e atendimento por telefone, o que demora muito na solução de casos simples.
- Booking.com resolve tudo por e-mail, ou seja, nunca sabemos de fato quando o e-mail foi lido ou qual o prazo para resposta.
- Problemas relacionados ao hotel, como check-in ou cobranças indevidas, são encaminhados para o contato do próprio hotel.
Dicas:
- Utilize o Google Maps para ver avaliações dos hotéis, leia todos os comentários. Hotéis com uma nota acima de 4,5 no google são os mais indicados.
- Ambos oferecem programas de recompensas: Hoteis.com Rewards e Booking Genius. O Booking.com oferece descontos imediatos, enquanto o Hoteis.com oferece descontos após 10 reservas. Quanto mais utilizar os buscadores, maiores serão os descontos nas reservas.
- Em termos de preço, o Booking.com geralmente sai mais barato devido aos descontos do programa Genius.
- No Hoteis.com, a facilidade vem na maioria dos hotéis o parcelamento de até 12 vezes.
Airbnb
Agora, vamos falar sobre o Airbnb, dividindo em pontos positivos e negativos.
Pontos Positivos:
- Mais barato, especialmente para quem viaja em grupo, ideal grupo acima de 4 pessoas.
- Oferece opções variadas de hospedagem, como quartos individuais, compartilhados e casas inteiras.
- Plataforma segura, com regras claras definiddas pelo o anfitrião (o(a) proprietário).
- Nota de 7,2 no Reclame Aqui, com 62% de casos resolvidos, ou seja, muito bem avaliado.
- Check-in e check-out podem ser mais flexíveis, basta entrar em contato com o afitrião e solicitar a mudança de horário.
Pontos Negativos:
- Diferente dos hotéis, você fecha com uma pessoa e precisa seguir as regras dela.
- O anfitrião precisa aceitar a sua reserva, em todos os casos seu perfil é avaliado.
- Necessidade constante de estar conectado à internet e em contato com o anfitrião, as vezes em viagens internacionais sua primeira internet será a do hotel.
- A maioria das hospedagens não inclui café da manhã.
- Embora existam casos de câmeras em apartamentos, agora é proibido ter câmeras em Airbnbs.
Qual Escolher?
Depende do seu perfil de viajante! Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens, e é importante considerar suas necessidades e preferências ao fazer a escolha.
Espero ter ajudado você a entender melhor cada opção e a encontrar a hospedagem perfeita para a sua próxima aventura. Deixe seu comentário abaixo se você já usou alguma dessas plataformas ou alguma dúvida.